Instruções ou comandos são as “ordens” que escrevemos nos programas para que o Arduino execute. Veja o programa a seguir:

Neste programa, cada linha está numerada para facilitar o entendimento. Temos então:
- Linha 1: /* representa o início de um bloco de comentário, ou seja, tudo que estiver depois destes símbolos (/*) será ignorado pelo Arduino.
- Linhas 2 e 3 : um comentário. O Arduino ignora toda essa parte escrita. Ela serve apenas para ajudar uma pessoa qualquer a entender o programa.
- Linha 4 : */ representa o final de um bloco de comentários.
- Linha 5: declaração da função setup() como vimos anteriormente. Repare que a chave { é aberta logo depois, na mesma linha, marcando o início das instruções.
- Linha 6: // representa uma única linha de comentário. Toda a linha será ignorada pelo Arduino.
- Linha 7: a primeira instrução do programa. Veremos com cuidado o que ela faz mas, por enquanto, tenha em mente que toda instrução deve terminar com um ponto-e-vírgula. Se o ponto-e-vírgula não estivessse ali, o Arduino continuaria lendo a linha a procura de mais informações e, quando não achasse, acusaria um erro pois a instrução não acabou.
- Linha 8: final das instruções da função setup(). Há apenas uma instrução, mas sabemos que a linha 7 será executada apenas uma vez.
- Linha 9: vazia. Ignorada pelo Arduino
- Linha 10: comentário de uma linha.
- Linha 11: declaração da função loop() como vimos anteriormente.
- Linha 12: primeira instrução da função loop(). Repare que na mesma linha há um comentário: depois de // todo o resto da linha é ignorado.
- Linha 13, 14 e 15: as instruções seguintes, da mesma forma como na linha 12: a instrução termina no ponto-e-virgula e, depois de //, todo o restante a linha é ignorado.
- Linha 16: final das instruções da função loop(). Chegando nesse ponto, o Arduino retorna para a linha 12 e começa a executar tudo novamente.
Exercícios
Obs.: depois de clicar em enviar, suba a página para ver os resultados.

Deixe um comentário