Alarme
Não desmonte ainda o circuito da aula 16. Vamos aproveitá-lo para criar um dispositivo muito simples, semelhante a uma alarme. Digamos que, por algum motivo qualquer, você deseja saber se já girou o eixo do potenciômetro até certo ponto. Vamos fazer com que um led acenda quando atingir esta medida, como se fosse um alarme indicando o que aconteceu.
Desta vez não precisaremos montar um led na protoboard (a não ser que você queira). Vamos aproveitar um led do próprio arduino. O pino 13 é conectado internamente a um dos leds da placa, ou seja, se você definir este pino como saída e colocar HIGH nele, um dos leds da placa será aceso.
Bom, tudo o que precisamos então é alterar nosso sketch para acender o led quando um certo número for atingido. Vamos direto ao código e depois às explicações:

Começamos definindo algumas coisas que não mudarão: o pino A0 será o “leitor”, o pino 13 será o “led” e estabelecemos um valor que vai disparar o led.
const int led = 13;
const int limite = 400;
Na função setup() definimos que o led é uma saída e inicializamos a comunicação serial para podermos monitorar as informações que o “leitor” está recebendo.
Serial.begin(9600);
Na função loop(), inicialmente fazemos a leitura do potenciômetro e armazenamos na variável medida. Como você deve se lembrar, “medida” receberá valores entre 0 e 1023.
A seguir, usamos um “if” para criar uma condição: se o valor que está em “medida” for maior que 400 (este é o valor definido para limite) a instrução seguinte será realizada, ou seja, o led será aceso. Por meio de um “else” estabelecemos o que fazer se “medida” não for maior que “limite”: apague o led.
digitalWrite(led, HIGH);
}
else{
digitalWrite(led,LOW);
}
Por fim, imprimimos a medida. Assim, abrindo o serial monitor, podemos acompanhar o momento exato em que o led é aceso!

Deixe um comentário