Medindo tensões
Na aula 16 conseguimos fazer com que o arduino mostrasse que ele reconhece quando o eixo de um potenciômetro está sendo girado. Com o giro do eixo o arduino nos fornece um número inteiro entre 0 e 1023, correspondendo à resistência do dispositivo.
Nesta aula, vamos fazer com que a resposta do arduino seja exatamente à tensão aplicada nos terminais do potenciômetro. Para fazer isso precisaremos de algo milenar, forte, com presença marcante na vida de todos nós, o pesadelo da maioria dos humanos e o paraíso de alguns poucos mortais: a matemática. Mas como apenas cerca de 2% da humanidade tem facilidade com esta velha senhora, vamos simplificar ao máximo nossa abordagem.
Não mudaremos nada na montagem. Precisamos apenas fazer algumas mudanças no sketch para instruir o arduino a fornecer os valores corretos. Tudo o que precisamos é que o zero que ele imprime seja correspondente a 0V de tensão, o 1023 que ele imprime seja correspondente a 5V de tensão e que os valores intermediários sejam proporcionais: por exemplo o 512, que está mais ou menos no meio entre 0 e 1023, deve corresponder a 2,5V que está no meio entre 0V e 5V. O mesmo fazendo para todos os números proporcionalmente.
A solução é dividir os 5V em 1023 pedacinhos e o número que o arduino fornecerá será correspondente à quantidade desses pedacinhos que, somados darão a tensão correspondente. Como são todos iguais não precisamos somar, basta multiplicar pelo número de pedacinhos. Assim, 5V são 1023 pedacinhos, 0V significa 0 pedacinhos, 2,5V serão 512 pedacinhos e assim por diante. Vamos ao sketch:

Para armazenar o valor da tensão calculada, criamos uma variável chamada tensao. Ela é do tipo “float” e não “int” como estávamos acostumados até agora. Variáveis “float” são variáveis de ponto flutuante, ou seja, números que podem ser decimais. Não podemos usar “int” por que o resultado da conta pode não resultar em um número inteiro.
Após compilar o sketch e fazer upload para o arduino (apertar o botão com a seta), abra o serial monitor e veja que agora, em lugar de números de 0 a1023, temos os valores de tensão de 0V a 5V. Parabéns!

Deixe um comentário