Explica melhor!

Física, matemática e robótica.


Como fazer uma lupa caseira

Se você já teve a impressão de que aquele lápis no copo d’água estava quebrado, se você já viu um arco-íris ou se você já colocou um óculos com lentes diante dos olhos então você presenciou a refração da luz. Mas embora o nome seja pouco usado na linguagem cotidiana, a refração da luz é um fenômeno bem comum na natureza.

A refração da luz é a mudança na velocidade que a luz sofre ao passar de um material para outro. Durante a refração pode ocorrer também uma mudança na direção em que a luz se propaga e é isto que causa efeitos interessantes como o arco-íris ou bastante úteis como as imagens ampliadas por uma lente.

Como sabemos, no vácuo (ou seja, sem matéria) a luz viaja a aproximadamente 300.000 km/s. Mas, se ela estiver se propagando em algum material sua velocidade será menor. E mais ainda: ela terá velocidades diferentes para materiais diferentes. Então o que acontece é que quando a luz passa de um material para outro sua velocidade muda. Essa é a refração.

A mudança na direção de propagação que acompanha a refração é usada em dispositivos como as lentes para controlar a trajetória da luz. Falando de forma simples: criamos lentes para controlar o caminho da luz.

Toda lente tem dois lados, que os físicos chamam de interfaces. E, para que uma lente seja uma lente, pelo menos um desses lados deve ser curvo.

No vídeo acima mostramos como montar uma lente caseira usando uma garrafa de água e um pouco de cola quente. Embora não seja perfeita, serve para nos mostrar imagens ampliadas como toda lupa faz e pode ser usada nos modelos de papelão do google cardboard.

Deixe um comentário